O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, quer que os conhecimentos acumulados e instrumentos produzidos no âmbito do Projecto para Melhoria do Sistema de Transporte Público Urbano de Maputo (METRAP – MAPUTO) traduzam-se em melhor qualidade de vida para os munícipes.
O edil de Maputo lançou o repto na abertura do Seminário de Disseminação dos resultados do projecto que é desenvolvido em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).
Entre os principais resultados do METRAP – MAPUTO estão a introdução de códigos QR nos autocarros, que permitem maior comodidade e acesso à informação por parte dos passageiros, e as melhorias implementadas nos terminais rodoviários, tornando o transporte público mais eficiente e seguro.
Manhique acrescentou que o projecto é resulatado de uma cooperação sólida entre várias instituições e representa uma visão estratégica para o futuro da mobilidade urbana.
Presente no seminário, a representante da JICA, Sulimara Takahashi, destacou que durante a a sua implementação, o projecto METRAP-MAPUTO promoveu acções essenciais para tornar o transporte público mais eficiente, seguro e sustentável.
Sulimara Takahashi acrescentou que a cooperação entre Moçambique e o Japão reflecte o compromisso contínuo com o desenvolvimento de uma cidade moderna, funcional e inclusiva, preparada para responder aos desafios da mobilidade urbana.
Refira-se que o projecto METRAP-MAPUTO teve início em 2023 e dedica-se à análise e à observação de diferentes dificuldades de mobilidade na cidade de Maputo, com intervenções nos terminais rodoviários, realização de formações especializadas, actualização do Plano Director e coordenação com outros municípios na facilitação de conceitos para a melhoria do sistema de transporte na área metropolitana de Maputo.
O Seminário de Disseminação dos resultados do projecto serviu como um espaço de troca de experiências, avaliação dos resultados e planeamento de próximos passos para garantir que os ganhos alcançados se traduzam em melhorias reais para os munícipes.



