O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, realizou, no final do mês de Outubro, um acto de gestão municipal assinalável ao transferir o seu gabinete de trabalho para o bairro da Costa da Costa do Sol, em Mapulene, e receber, em audiência aberta, cerca de 100 munícipes num só dia.
Tratou-se de um processo de interacção e auscultação das preocupações dos munícipes cujo Edil de Maputo considerou ser “uma forma de aproximar mais (a edilidade) da população” e, havendo possibilidade, “buscar respostas”.
Falando concretamente das preocupações apresentadas pelos munícipes do bairro da Costa da Costa do Sol, Manhique disse que muitas estão relacionadas com conflitos de terra e valas de drenagem, salientando que alguns casos foram respondidos prontamente.
O Presidente acrescentou que “governar é estar próximo das pessoas, escutar os seus problemas e construir soluções conjuntas que melhorem a qualidade de vida em cada bairro da cidade”.
Munícipes elogiam iniciativa
Os munícipes manifestaram satisfação pela iniciativa do Presidente do Conselho Municipal de Maputo.
“Eu acho que isto é uma iniciativa óptima, já participei em encontros anteriores com o Edil, mas esta é uma abordagem nova. É basicamente uma audiência pública com promessa de resposta”, referiu Isabel, uma das munícipes que recebida em audiência pelo edil.
“Estou muito satisfeito por esta oportunidade que temos, nós o munícipes, de apresentar as nossas preocupações. Ele (o Presidente do Conselho Municipal) recebeu-nos muito bem e acolheu a nossa preocupação”, disse Gil José, outro dos cerca de 100 munícipes que estiveram no Campo da ADPP, em Mapulene.
Refira-se que a iniciativa faz parte da estratégia de governação participativa e aproximação entre o Município e os cidadãos, permitindo ao edil ouvir, em primeira mão, as preocupações, sugestões e desafios enfrentados pelas comunidades. A mesma integra o ciclo de audiências públicas distritais, que visam fortalecer a confiança entre a edilidade e os cidadãos e promover uma gestão mais inclusiva e transparente.



