O Conselho Municipal de Maputo (CMM), celebrou o Dia Internacional do Idoso com um almoço especial oferecido aos residentes do Lar de Idosos de Magoanine C, que actualmente acolhe 27 idosos.
Na ocasião, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, destacou a importância de valorizar os mais velhos como fonte de sabedoria e experiência, ao mesmo tempo reconheceu os desafios que enfrentam, como pobreza, discriminação e acesso limitado a serviços básicos.
Na mesma ocasião, o Edil de Maputo, reafirmou o compromisso do Município em reforçar programas de proteção social e promoção da dignidade da terceira idade.
O idoso André Artur saudou a iniciativa avançada pelo Conselho Municipal de Maputo e igualmente agradeceu o acolhimento e o acompanhamento por parte da Edilidade e por fim apelou pela assistência aos idosos que ainda não se beneficiam de pensão.
É importante referir que no presente ano, a data comemora-se sob o lema” por uma sociedade inspirada nas experiencias da pessoa idosa”, fazendo jus ao objectivo das Nações Unidas que e de sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuem a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos.
O Dia Mundial do idoso é uma dada concebida para homenagear aquelas que são as nossas bibliotecas vivas e para sensibilizar a sociedade para as oportunidades e desafios colocados pelo envelhecimento da população.
O Lar de Idosos de Magoanine C é gerido pela edilidade e funciona em articulação com as estruturas comunitárias, procurando sempre a reconciliação familiar antes da institucionalização definitiva.



