O Conselho Municipal de Maputo (CMM) reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar com a Empresa Municipal de Transporte Rodoviário de Maputo (EMTPM), de modo a conferir maior robustez e capacidade operacional e assegurar o cumprimento de transportar, com dignidade e regularidade, os munícipes da capital e seus visitantes.
O compromisso foi reafirmado pelo Vereador de Planificação e Finanças, Armindo Matos, na abertura da XIV Reunião de Planificação da EMTPM que se realizou, recentemente, sob o lema: “Juntos pela Sustentabilidade da EMTPM”.
Para Armindo Matos a reunião de planificação constitui momento de reflexão colectiva e de diálogo aberto, onde se pretende analisar o desempenho da empresa, repensar o seu modelo de operação e gestão e desenhar soluções práticas e sustentáveis, face aos desafios actuais e o futuro da mobilidade urbana.
Armindo Matos disse que a Edilidade mantem firme a intenção de reforçar a frota, para assim responder à crescente demanda dos cidadãos e à necessidade de maior cobertura municipal da rede de transporte público.
O dirigente assegurou que o Conselho Municipal fará a fiscalização activa do sector, promovendo a disciplina entre os operadores de transporte público urbano de passageiro, garantindo o cumprimento das normas de segurança, higiene e respeito pelo passageiro.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Transporte Rodoviário de Maputo, Lourenço Albino, explicou que a sustentabilidade da EMTPM só poderá ser alcançada através de uma acção coordenada, participativa e com foco claro no cidadão.
Para o PCA da EMTPM, a reunião representa não apenas um exercício técnico de planificação, mas também um compromisso colectivo com o futuro da empresa e com o bem-estar da população que é servida diariamente.
Lourenço Albino destacou o Investimento na formação contínua dos técnicos, com acções voltadas para a digitalização de processos, reciclagem das tripulações e capacitação na área de gestão de recursos humanos.
“Implementámos um sistema de gestão digital das escalas e da frota, que está a contribuir para a redução de custos operacionais, auxilia no acompanhamento do comportamento das tripulações, concorrendo para melhoria contínua da eficiência operacional e do serviço prestado”, esclareceu a fonte.
O PCA destacou quatro vectores estratégicos que orientam a visão para os próximos anos: o investimento no capital humano, a renovação do equipamento de transporte, a inovação tecnológica e a modernização.
A XIV Reunião Anual de Planificação reuniu quadros da instituição num momento de balanço, partilha de experiências e projecção do futuro, reafirmando o compromisso com a excelência, a melhoria contínua e a sustentabilidade.



