O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, lançou, durante o mê de Outubro, a Campanha de Plantio de Canhueiro no Distrito Municipal KaTembe.
A iniciativa prevê o plantio de mais de mil mudas de canhueiros e resulta de um acordo assinado entre a Edilidade, Universidade Aquila, Associação Sócio-Cultural KaTembe e a Associação dos Goenses do Distrito para materialização do 1º Festival de Kanyú da KaTembe, cujo objectivo é dinamizar o turismo, promover a economia local e reforçar a identidade cultural do Distrito.
Na ocasião, o edil de Maputo apelou à preservação do canhueiro pois este faz parte da tradição do distrito e não deve ser abatido.
“O canhueiro é mais do que uma árvore. Ele representa uma parte viva da nossa memória colectiva, do nosso solo e da nossa tradição. Com esta campanha não só plantamos árvores, mas também cultivamos identidade, sustentabilidade e futuro”, afirmou o edil.
Por sua vez, o reitor da Universidade Aquila, Teodoro Waty, destacou o papel do saber científico na conservação ambiental, sublinhando que a academia deve estar na linha da frente dos processos de transformação sustentável.
A rainha de Katembe, Lizete Tembe, apelou à consciência colectiva no combate ao abate indiscriminado de árvores, em particular do canhueiro, que tem vindo a desaparecer no Distrito.



